Já pensou em transformar o conhecimento da sua empresa e dos seus colaboradores em um novo produto para o seu negócio?
Muitas empresas estão deixando de explorar uma fonte de receita valiosa, que pode expandir sua atuação e agregar ainda mais autoridade para sua marca.
Neste conteúdo, vamos entender como transformar esse conhecimento em uma fonte de receita escalável e aproveitar o mercado da economia do conhecimento.
O potencial do treinamento online além da capacitação interna
Não há como negar o poder que o treinamento online possui para a capacitação dos colaboradores e melhoria dos resultados obtidos por uma empresa.
Afinal, com esse investimento, seu negócio consegue otimizar a produtividade, reduzir a ocorrência de falhas e melhorar a qualidade de produto ou serviço entregue ao cliente.
Mas há outro potencial do treinamento online que poucas empresas exploram: como uma nova fonte de renda.
A oportunidade de negócio surge porque muitos gestores, em vez de mobilizar a própria equipe para criar um treinamento do zero, preferem adquirir especializações prontas no mercado.
Dessa forma, eles não precisam arcar com os custos de tempo, desenvolvimento e produção dos materiais, e é justamente esse público que sua empresa pode alcançar ao transformar conhecimento interno em um produto de alto valor.
Por que vender treinamentos pode ser uma estratégia de negócio inteligente
Você já ouviu falar na economia do conhecimento? Esse conceito se refere à comercialização de produtos e serviços baseados no capital intelectual, como o conhecimento e habilidades.
A verdade é que muitas empresas não exploram todo o potencial dessa economia e acabam deixando uma grande oportunidade de fonte de receita passar.
Por exemplo, uma consultoria de tecnologia pode transformar sua expertise em treinamento online, oferecendo cursos tanto para outros profissionais quanto para empresas que desejam capacitar suas equipes.
Além disso, os próprios programas de capacitação interna podem ser reaproveitados e vendidos como treinamentos online para o mercado externo, ampliando a fonte de receita do negócio.
Embora essa estratégia exija alguns ajustes, especialmente se o objetivo for atingir um público mais amplo, o investimento necessário é compensado com os resultados financeiros alcançados.
E tem mais: se a sua empresa não quer, agora, investir na produção de um curso online completo, ainda pode explorar essa oportunidade com outros formatos, como infoprodutos, e-books, workshops virtuais e materiais educativos
Tudo isso faz parte da economia do conhecimento!
Etapas para transformar conteúdos internos em produtos de valor para o mercado
Assim como todos os produtos da sua empresa, a criação de treinamento online ou infoprodutos deve ser baseada em uma estratégia completa.
Vamos entender como montá-la:
1. Comece conhecendo seu público-alvo
A primeira coisa que você deve fazer é saber para quem você está vendendo, ou seja, quem serão os alunos do seu curso.
Para as empresas isso pode ser um pouco mais fácil, pois você já sabe quem são os seus clientes e conhece o perfil deles.
Mesmo assim, pare um momento e responda a essas perguntas:
- Quais são as necessidades dessas pessoas;
- Quais habilidades precisam melhorar;
- Quais são os objetivos com a capacitação.
2. Entenda qual problema você quer resolver
Entender o perfil do cliente e responder às perguntas acima é indispensável para tornar o produto realmente valioso e atraente para o mercado.
Inclusive, isso será a base para toda sua estratégia de marketing de venda!
O levantamento dessas necessidades pode ser feito por meio de pesquisas diretas com o público-alvo, como formulários de preenchimento.
Conte também com o feedback para melhorar seus produtos e aumentando sua base de conhecimento em relação à persona do seu curso.
3. Estruture o seu conhecimento
A base para o seu produto você já tem: o conhecimento e a experiência adquiridos ao longo da sua atuação profissional.
No entanto, para conseguir efetivamente resolver o problema identificado, você deve estruturar uma estratégia.
Ou seja, determinar como seu conhecimento pode ser usado para atender à necessidade do seu público-alvo.
Dica: use a inteligência artificial para organizar o seu conhecimento em uma trilha de aprendizagem, que será usada como base para o conteúdo a ser ministrado no seu curso.
Como montar uma trilha de aprendizado para seu curso:
- Defina qual problema você quer resolver;
- Mapeie os conhecimentos necessários;
- Organize os conteúdos do mais simples ao mais complexo;
- Agrupe os temas em módulos, jornadas ou blocos de aprendizado;
- Escolha o formato dos conteúdos, aulas gravadas, aulas ao vivo, e-books, podcasts e entre outros;
- Inclua momentos de prática, como estudos de casa e avaliações;
- Crie critérios para progressão no curso ou emissão do certificado;
- Planeje a finalização da trilha e a certificação da conclusão do curso;
- Colete feedbacks, observe métricas de engajamento e desempenho e faça as alterações necessárias.
4. Analise o mercado e a concorrência
Antes de começar a montar a sua trilha de aprendizado, estude a sua concorrência.
Ou seja, encontre cursos com o mesmo tema que o seu e analise qual a estrutura usada por eles e o tíquete médio cobrado.
Esse conhecimento será importante tanto na hora de definir o roteiro do seu treinamento online, evitando aulas longas demais, por exemplo, e o preço que será cobrado.
No entanto, tenha bastante cuidado nesse precificação. Valores muito baixos nem sempre são mais atrativos, especialmente se sua concorrência estiver cobrando um preço muito elevado.
Afinal, a tendência é que as pessoas confiem mais no mais caro, sem considerar realmente o valor (entrega) do produto.
Quer saber mais sobre como rentabilizar o conhecimento do seu negócio? Assista nosso webinar sobre o tema e aprenda todas as estratégias que você precisa!
Cuidados com propriedade intelectual, formatos e canais de distribuição
Além de seguir as etapas acima, você deve ter alguns cuidados que vão garantir a segurança jurídica, qualidade do material e escalabilidade do seu negócio.
Veja abaixo os principais pontos a serem considerados:
- Proteja sua propriedade intelectual: registre marcas, patentes e metodologias no ( (Inpi);
- Firme contratos claros com seus colaboradores: defina quem detém os direitos sobre os conteúdos produzidos;
- Escolha os formatos do seu produto digital: cursos online, mentorias e consultorias, e-books, manuais, webinars, workshops… Existem vários formatos, escolha aquele que faça sentido para seu público;
- Defina os canais de distribuição: use plataformas especializadas ou canais próprios, sempre usando as redes sociais como vitrine para esse novo produto.
Ter esses cuidados garante não só a proteção do seu conteúdo, mas também profissionaliza a operação, gera mais valor para sua audiência e amplia as possibilidades de receita.
Como o Kubo ajuda empresas a escalar conhecimento?
O Kubo é o parceiro da sua empresa no treinamento online interno e também na comercialização desse conhecimento.
Afinal, lançamos o Marketplace, uma nova funcionalidade que transforma conhecimento em oportunidade de negócio.
Com essa ferramenta, sua empresa pode criar seu próprio modelo de venda de conteúdos para:
- Monetizar treinamentos oferecidos aos seus clientes;
- Atuar diretamente no mercado de educação como infoprodutores.
Para isso, o Kubo oferece um ambiente profissional, prático, seguro e escalável para rentabilizar o conhecimento especializado.
Transforme o conhecimento da sua empresa em receita!
Com o novo Marketplace do Kubo, você monetiza seu treinamento online e ainda se posiciona como autoridade no seu segmento de mercado.