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Treinamento corporativo: como transformar capacitação em resultado de negócio

treinamento corporativo
  • Amanda Aléscio
  • 16 de maio de 2025

Como está o treinamento corporativo aí na sua empresa? A capacitação do time está gerando resultado real para o negócio? 

Investimos em treinamento corporativo quando queremos que o time interno da empresa adquira novas habilidades e melhore seu desempenho.

À primeira vista, parece que só disponibilizar conteúdos técnicos e workshops online basta para garantir o desenvolvimento do time. Mas, aqui vai um segredo que poucos percebem, essa forma de aplicar treinamento é uma das causas que acabam impedindo a capacitação real e geração de retorno.

Vamos entender o “porquê”?

A importância dos treinamentos corporativos

Os treinamentos corporativos são responsáveis por elevar o nível de competência técnica e comportamental dos nossos colaboradores. 

Quando uma empresa não investe nessas capacitações, isso reflete diretamente no nível de produtividade e eficiência operacional dos times, afinal, sem atualização contínua, é possível que o desempenho coletivo fique estagnado e impacte diretamente os resultados do negócio.

Porém, o inverso ocorre quando a empresa reconhece a importância de seus talentos e investe nas capacitações: ela consegue fortalecer a cultura, promover o engajamento dos colaboradores, melhorar a qualidade das entregas e, claro, aumentar sua competitividade.

Os principais desafios para transformar aprendizado em performance real

É claro que, assim como qualquer estratégia empresarial, transformar o aprendizado em resultado real não é tão simples, o que geralmente desmotiva muitos empresários a investir ou continuar investindo na capacitação de seus colaboradores.

“Se não estou vendo resultado, por que continuar investindo?”

Realmente, faz sentido alimentar esse questionamento, porque toda empresa que investe em capacitação profissional espera ver retorno de alguma forma.

Mas o que faz com que a transformação de capacitação em resultado seja tão difícil? O time do Kubo acredita que os fatores abaixo estão ligados a esse desafio:

  • Falta de planejamento estratégico;
  • Baixo engajamento dos participantes;
  • Metodologias inadequadas;
  • Falta de acompanhamento pós-treinamento;
  • E, principalmente, ausência de dados.

Como montar um treinamento corporativo

Uma vez que entendemos que, sim, existem desafios para transformar a capacitação em resultado, a pergunta que fica é: como montar um treinamento corporativo que realmente gere retorno?

O procedimento é bem simples, na verdade, exigindo que a área responsável pelo desenvolvimento execute as seguintes etapas:

1- Definição de objetivos

Não adianta começar um treinamento sem saber exatamente aonde quer chegar. Parece óbvio, a gente sabe, mas muitos times esquecem de definir objetivos concretos e acabam organizando capacitações desnecessárias. 

Por isso, a regra é uma só: começar mapeando quais competências precisam ser desenvolvidas e como elas se conectam com as metas da empresa, a fim de evitar o desperdício de recursos e garantir que o treinamento tenha um propósito.

2- Escolha métodos que façam sentido

Nem todo mundo aprende da mesma forma, e isso precisa ser levado em consideração antes da aplicação das  capacitações. 

Assim, analise o perfil dos participantes, como eles costumam aprender e escolha as metodologias que façam sentido para a realidade de cada um. Workshops, simulações e estudos de caso funcionam bem para quem precisa colocar a mão na massa. Já treinamentos online podem ser úteis quando a prioridade é disseminar conhecimento técnico de forma ágil.

3- Selecione conteúdos que resolvam problemas reais

O conteúdo do treinamento corporativo deve ir direto ao ponto e resolver gargalos do próprio cotidiano da equipe. Nada de apresentações genéricas que passam longe da realidade do negócio; os colaboradores precisam aprender coisas que façam sentido e sejam aplicáveis no dia a dia.

Portanto, antes de começar, faça uma lista de situações críticas enfrentadas pelos colaboradores e use isso como base. 

4- Garanta que a aplicação seja prática e constante

Depois de aplicar o treinamento, o aprendizado não pode “ficar na gaveta” até que seja esquecido. É preciso aplicar um plano de ação imediato, que comece logo após o encerramento da capacitação. Nessa hora as ideias ainda estão frescas e será muito mais fácil para os colaboradores aplicarem o conhecimento na prática. 

Podem se criar grupos de discussão para trocar experiências, responder a dúvidas e até estabelecer metas de curto prazo para verificar o impacto real das capacitações.

5- Meça os resultados sem complicação

Não transforme a avaliação de resultados em um processo complexo, chato e burocrático. Defina indicadores simples que façam sentido para o que foi proposto no treinamento, e os acompanhe com regularidade para monitorar o avanço. 

Se o objetivo era melhorar a produtividade, por exemplo, acompanhe os números de entregas e avalie a qualidade do que foi entregue.

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O papel dos dados e métricas para treinamentos corporativos mais estratégicos

Nos últimos anos temos assistido a uma onda significativa de empresas adotando uma cultura data-driven, e com motivo. Os dados, quando usados de forma inteligente, podem elevar o nível de resultado e performance a um patamar jamais visto antes.

Mas, tratando-se de treinamentos corporativos, como exatamente os dados podem influenciar? Ou mais, como eles podem melhorar os resultados alcançados com as capacitações?

A resposta está na precisão das informações geradas por eles, que podem direcionar os investimentos em capacitação para áreas específicas de melhoria.

Difícil visualizar na prática? Vamos explicar:

Imagine que sua empresa está enfrentando dificuldades com a gestão de tempo entre os líderes de equipe. As reuniões demoram demais, as entregas estão sempre no limite e ninguém sabe exatamente onde está o problema… Então, é decidido implementar um treinamento focado em gestão de tempo e produtividade. 

Durante o processo de estruturação do plano de treinamento, vocês coletam dados sobre a rotina dos líderes, como duração das reuniões, frequência de atrasos e cumprimento de prazos. E, em cima dessas informações, estruturam uma abordagem personalizada de capacitação que atenda às necessidades reais deles.

Agora, vamos a outro case:

Vamos supor que você percebeu que a comunicação interna não está funcionando muito bem. As informações se perdem, os e-mails são confusos e o retrabalho está alto. Para resolver o problema, a empresa decide investir em um treinamento de comunicação para todos os colaboradores. A questão é como garantir que o treinamento seja focado nos pontos de maior impacto?

Cabe à área de treinamento e desenvolvimento recorrer aos dados para entender os fluxos de comunicação atuais, como a frequência de falhas, o tempo gasto na troca de informações e os erros que mais geram retrabalho. Usando essas informações, será possível ajustar o conteúdo do treinamento corporativo para atender diretamente a essas questões.

O papel da plataforma LXP na evolução da capacitação corporativa

O Kubo é uma plataforma digital de aprendizagem e treinamento corporativo que utiliza dados para aprimorar a capacitação de times, clientes e parceiros.

Com ela é possível:

  • Identificar lacunas de competências e implementar ferramentas educacionais que realmente fazem sentido;
  • Alinhar o desenvolvimento dos colaboradores às necessidades estratégicas da empresa;
  • Alcançar insights baseados em dados para treinamentos corporativos que impactam positivamente.

Para saber mais sobre o que a nossa solução pode fazer pela sua empresa, conheça Kubo LXP

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Amanda Aléscio

Especialista em Marketing do Kubo LXP
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