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Revendas: passo a passo para o sucesso nos negócios

  • Amanda Aléscio
  • 26 de junho de 2021

Prática recorrente no mundo corporativo, as parcerias beneficiam os dois envolvidos: a desenvolvedora da solução e a própria revenda de software 

O setor de tecnologia se beneficia da facilidade e conveniência para oferecer soluções digitais. E um dos caminhos para se rentabilizar está justamente em atuar com revendas de software. Prática tradicional do setor comercial em longa data, muitas companhias assumem o papel de representantes, tornando-se parceiro de uma empresa na comercialização deste produto. 

Esse modelo de negócio pode ser realizado tanto por profissionais de TI – Pessoas Físicas ou microempresas – quanto por companhias propriamente ditas, caso das software house. Em muitas situações, a parceria é um caminho para agregar novas soluções ao portfólio da empresa e ampliar a oferta de serviços, sem onerar a sua estrutura. 

Há diversas outras vantagens em atuar com esse modelo de negócio, como veremos no restante deste artigo. 

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O que é uma revenda de software? 

Como falamos anteriormente, o modelo de representação comercial é bastante notório no mundo corporativo. No caso de revendas de software, o conceito é o mesmo, estabelecendo uma relação ganha-ganha: a marca é beneficiada com os negócios, enquanto a revenda é remunerada pelo trabalho desenvolvido. 

As revendas de software podem ofertar soluções específicas, cujas marcas são já reconhecidas no mercado, ou optar pelas chamadas soluções white label. Nesse caso, as ferramentas podem ser personalizadas para – embora sejam ofertadas por outro provedor – terem a marca e outras customizações próprias, como as APIs de integração. 

Na maioria dos casos, as soluções white label são comercializadas via internet. Dependendo do tipo de serviço, há necessidade de técnicos atuarem presencialmente ou a distância para garantir uma implantação – reconhecidamente como uma das partes mais complexas de uso de softwares – tranquila e eficiente. 

Independentemente de marca própria ou conhecida no mercado, existem mecanismos de controle que permitem fazer a administração desse negócio, controlando vendas e comissões e garantindo o sucesso dessa parceria. 

As vantagens de uma revenda de software 

Ampliar o portfólio de produtos – Muitas vezes, a software house conta com uma cesta de produtos e não consegue expandi-los por conta própria. Neste caso, a companhia pode priorizar o seu próprio produto, mas ampliar o portfólio com softwares desenvolvidos por outras companhias, especialmente se houver a possibilidade de integração, sem um grande aporte de recursos. 

Ser mais persuasivo na venda – Com um portfólio maior, a software house pode usar o argumento de ofertar uma solução completa e mais especializada, mesmo com a necessidade de integração. 

Fidelização – Em qualquer setor, o ideal é que o cliente não conte com mais de um fornecedor para serviços semelhantes. Em TI, isso pode ser fatal. Ao ter uma revenda, pode-se fechar a porta de um eventual concorrente. 

Mais receita – Nas parcerias, as revendas ampliam os recursos recebidos, já que há ganhos em cada negócio efetivado e em comissões. É a típica relação ganha-ganha! 

Como começar uma revenda de software 

Vislumbrando as oportunidades nesse negócio, muitas software house observam com atenção essa possibilidade, mas acabam aguardando antes de entrar de vez no negócio. Veja o que considerar antes de ingressar neste mundo: 

Conheça o seu mercado – O Brasil é um país de dimensões continentais. Em muitos municípios ou estados, as negociações têm peculiaridades distintas. Muitos clientes preferem negociar com as revendas do que com o grande fornecedor, já que a proximidade auxilia no entendimento das demandas específicas e no suporte. 

Entenda a sua necessidade – Quais as soluções precisam ser incluídas para ofertar uma solução completa? Qual empresa oferece esse produto? Entenda a sua necessidade como software house antes de buscar uma parceria. 

Cuide com a venda – Em um mundo digital, é preciso encontrar caminhos para comercializar os produtos. Use e abuse do seu site e de seus contatos, seja via newsletter, leads capturados em redes sociais ou blog. Lembre-se: quanto mais negócios efetivados, mais benefícios para todos os envolvidos. 

Soluções White Label – Muitas vezes, software house quer dar o seu verniz à solução. Nesse caso, é importante buscar uma marca que aceite a parametrização desta solução. É importante compreender o que pode ser feito, qual será o seu canal de suporte com o fornecedor global e como APIs e customizações podem ser realizadas. 

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Amanda Aléscio

Especialista em Marketing do Kubo LXP
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