Skip to content Skip to footer

O que é gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento é uma abordagem estratégica que as organizações utilizam para identificar, analisar, organizar e compartilhar o conhecimento acumulado dentro da empresa. Esse processo envolve a captação do conhecimento tácito dos colaboradores e a transformação dele em conhecimento explícito, documentado e acessível. O objetivo é promover a inovação, melhorar a eficiência operacional e garantir que a empresa seja capaz de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. Também se alinha com os objetivos de médio e longo prazo da empresa, facilitando o desenvolvimento contínuo das competências necessárias para o seu crescimento sustentável.

Por que fazer a gestão do conhecimento? 

gestão do conhecimento ganhou tamanha importância que passou a ser incluída em balanços empresariais. Sua aplicação costuma atender a alguns propósitos distintos: 

Captura do conhecimento

Nenhuma empresa quer ficar refém de uma ou mais pessoas. Nesse contexto, esse processo visa desenvolver documentos, memorandos, manuais, relatórios, vídeos, entre outros formatos, que possam garantir que o conhecimento está registrado. 

Incrementar o acesso ao conhecimento

De nada adianta ter informações importantes capturadas, se o acesso for complexo. O objetivo é garantir que essa inteligência possa fluir dentro de uma organização. 

Aprimorar o ambiente

Estabelecer fluxos e processos claros que incentivem o compartilhamento de informações entre as pessoas. Não se desenvolve um saber para que fique restrito. 

Entender o status dentro de um mercado

Inovação, redução de custos, novas formas de receitas… Isso tudo pode partir da gestão do conhecimento. Ao compreender e valorizar a inteligência disponível, as empresas podem ter retornos imediatos ou identificar pontos que precisam de melhorias.

Estreitar relações comerciais

O conhecimento vai além dos colaboradores. É possível treinar clientes, por exemplo, para que eles usufruam da melhor maneira seus produtos e serviços. Essa é uma forma de reduzir custos em treinamentos personalizados, além de aumentar a satisfação do cliente, fortalecendo a confiança. Ao proporcionar uma compreensão mais profunda dos produtos e serviços, a empresa não apenas capacita seus clientes, mas também constrói uma parceria mais sólida, resultando em um relacionamento comercial duradouro e mutuamente benéfico.

Quais os princípios da gestão do conhecimento?

Os princípios da gestão do conhecimento baseiam-se em capturar, organizar, compartilhar e aplicar o conhecimento dentro de uma organização. Primeiro, é essencial reconhecer o valor do conhecimento como um ativo estratégico, incentivando a cultura de compartilhamento e colaboração. Ela deve ser integrada aos processos de negócios para garantir que seja relevante e aplicável. Outro princípio fundamental é a manutenção de um ambiente de aprendizado contínuo, onde o conhecimento é constantemente atualizado e aprimorado. Além disso, é importante promover a acessibilidade, garantindo que a informação correta chegue às pessoas certas no momento necessário, facilitando a tomada de decisões e impulsionando a inovação.

Qual a importância da gestão do conhecimento? 

Realizar a gestão do conhecimento traz inúmeros benefícios para as empresas. 

Gestão estratégica

Como mencionamos anteriormente, torna-se mais simples para os tomadores de decisão entenderem qual a situação da organização em vista do planejamento futuro. Consegue-se compreender quais os tipos de investimentos precisam ser feitos para se atingir os planos de negócio e os planos futuros. Além disso, a reunião do conhecimento resulta em processos mais eficientes, fruto de compilar soluções, técnicas e práticas adotadas por diferentes setores. 

Mais produtividade

Sem a omissão de informações e de boas práticas, toda a equipe fala uma mesma língua. Dessa forma, todos trabalham com um mesmo propósito. Além disso, eventuais saídas da equipe não interferem na performance corporativa. 

Mais inovação

Com a organização do conhecimento e dos processos, torna-se mais simples compreender o status da companhia em inúmeros departamentos e descobrir onde estão as oportunidades de criação. 

Treinamentos mais assertivos

Quais treinamentos são necessários para que a empresa se torne mais competitiva? Quais conhecimentos precisam ser absorvidos para que a organização atinja os seus objetivos futuros? 

Admissões acertadas

Além de compreender os pontos fortes e fracos de um negócio, é mais fácil enxergar as lacunas de conhecimento existentes. Dessa maneira, os gestores e o departamento de recursos humanos podem trabalhar em conjunto para fazer contratações de pessoas que auxiliem na evolução do conhecimento em determinadas áreas. 

Quando bem executada, a gestão do conhecimento, pode se tornar um diferencial para um negócio. Os benefícios podem ser sentidos pelos gestores, colaboradores e pelos clientes, pois há uma tendência em identificar pontos fracos e tentar melhorá-los, além de reforçar as valências já existentes.

Gestão do conhecimento: Erros que podem custar caro

Alguns erros podem resultar em custos elevados para uma organização, por isso é importante ficar atento. Um dos principais equívocos é a falta de uma estratégia clara, o que leva a esforços dispersos e ineficazes. Além disso, subestimar a importância do envolvimento dos colaboradores no processo pode resultar em resistência e falta de participação. Outro erro comum é negligenciar a atualização e a relevância do conhecimento, tornando as informações obsoletas e menos úteis para a tomada de decisões. A falta de integração entre a gestão do conhecimento e os objetivos de negócios também pode criar um desalinhamento, reduzindo o impacto positivo que essa prática pode ter na eficiência e inovação da empresa. Evitar esses erros é essencial para maximizar os benefícios e garantir o sucesso organizacional.

Quer aprimorar a gestão do conhecimento na sua empresa? Veja como o KUBO pode capacitar sua equipe, parceiros, fornecedores e clientes, impulsionando o crescimento do seu negócio. 

Leave a comment