A mentoria corporativa é um excelente caminho para as empresas que desejam acelerar o aprendizado, desenvolver competências e reter talentos.
Por meio de um acompanhamento mais próximo, os colaboradores terão acesso às instruções que precisam para finalmente colocar em prática todo o seu potencial.
Neste conteúdo, vamos explicar mais sobre essa estratégia, quais são os seus benefícios para as empresas e como estruturar um programa para sua equipe. Venha conosco e saiba mais!
O que é e por que a mentoria corporativa é tão eficaz?
A mentoria corporativa é uma prática na qual profissionais experientes compartilham seus conhecimentos, habilidades e experiências com outros, visando a acelerar o desenvolvimento profissional dessas pessoas.
Portanto, esse programa é estruturado com base nesse objetivo, perfil dos mentorados e suas principais necessidades, garantindo um aprimoramento profissional mais direcionado.
Como resultado, a mentoria corporativa fortalece as competências técnicas, habilidades comportamentais de um profissional, deixando-o preparado para enfrentar novos desafios.
Para as empresas, essa estratégia aumenta o engajamento dos colaboradores e contribui para a retenção dos talentos.
Para as empresas, essa estratégia aumenta o engajamento dos dois lados. O mentorado sente que a organização está investindo em sua carreira, e o mentor, por sua vez, tem sua expertise e conhecimento reconhecidos ao ser escolhido para guiar outros profissionais.
Essa dinâmica de valorização mútua fortalece o vínculo de todos com a empresa e contribui para a retenção de talentos.
Como a mentoria acelera o desenvolvimento de competências
Diferentemente de programas tradicionais de treinamento, a mentoria corporativa promove a troca direta entre o mentor e o mentorado, facilitando o entendimento e aplicação do conhecimento na rotina.
Por exemplo, o curso de especialização vai oferecer ao profissional o conhecimento teórico que ele precisa para realizar suas atividades.
No entanto, poucos conseguem aplicar imediatamente esses conteúdos na prática, fazendo com que percam tempo (e dinheiro).
É aqui que entra a mentoria: esse programa justamente direciona, de forma individual e estratégica, o profissional para o caminho que ele deve seguir, com base nos conhecimentos acumulados.
Portanto, essa prática não substitui a especialização, mas é um complemento fundamental para acelerar o aproveitamento desse investimento — tanto pela empresa, como pelos colaboradores.
Importante também destacar que durante a mentoria os profissionais conseguem:
- Melhorar competências técnicas específicas;
- Desenvolver habilidades de liderança e comunicação;
- Ampliar o networking e a visão sobre outras áreas da empresa;
- Ampliar a visão estratégica sobre suas funções e sobre o negócio;
- Fortalecer o autoconhecimento e a autogestão.
Ou seja, essa é uma forma de potencializar habilidades e conhecimentos que, na maioria das vezes, sua equipe já possui, só não sabe como colocar em prática na empresa.
O impacto direto da mentoria na retenção de talentos
Um estudo da consultoria McKinsey revelou que empresas com programas de mentoria apresentam um aumento de 23% a 35% na taxa de retenção entre funcionários mentorados.
Uma das causas para esse efeito é que a estratégia promove um ambiente de aprendizado contínuo, reconhecimento e valorização profissional.
Todos esses fatores fazem com que os colaboradores criem um senso de pertencimento com a organização, diminuindo a vontade de buscar por oportunidades externas.
Colaboradores bem treinados também se sentem mais valorizados e propensos a crescer na empresa, favorecendo a retenção desses talentos.
Além disso, a própria estrutura da mentoria cria um forte alinhamento entre o colaborador e a empresa. O profissional passa a compreender melhor o contexto e os objetivos do negócio, enquanto a organização investe no seu desenvolvimento para obter melhores resultados.
Essa relação, baseada em um claro ganho mútuo, pode serum dos principais motivadores para a permanência de talentos.
Como estruturar um programa de mentoria em 5 passos
Para que a mentoria corporativa gere resultados concretos no desenvolvimento e na retenção de talentos, é fundamental que o programa seja bem estruturado.
Portanto, veja abaixo alguns passos que vão auxiliar no planejamento dessa estratégia:
1. Defina os objetivos da sua mentoria
O primeiro passo na implementação de qualquer estratégia é definir quais objetivos sua empresa deseja alcançar — e com a mentoria profissional isso não é diferente.
Afinal, os próximos passos serão baseados nessas metas. Então, analise com clareza!
2. Mapeie os perfis dos participantes
Após estabelecer seus objetivos, está na hora de determinar quem serão os colaboradores que vão participar do programa.
Recomendamos que você comece a implementar esse programa gradualmente, focando somente em um determinado grupo. Isso vai ajudá-lo a entender o processo e investir com estratégia.
Além disso, estude o perfil desses profissionais, entendendo quais são suas principais dificuldades, competências técnicas e o que precisa ser aprimorado entre eles.
3. Selecione os mentores
Essa escolha deve ser feita com base nos objetivos que sua empresa deseja alcançar e no perfil dos colaboradores selecionados para o programa.
Nesse caso, você pode contratar profissionais externos ou (de preferência), escolher pessoas da própria equipe — as mais antigas ajudam a fortalecer o vínculo entre o colaborador e a empresa.
O importante é que os mentores possuam experiência e conhecimentos sólidos na sua área de atuação, sendo realmente capazes de auxiliar os mentorados.
Além disso, o responsável por essas mentorias precisa ter:
- Habilidade de ensinar e de comunicar;
- Uma relação de confiança com os demais colaboradores;
- Escuta ativa.
4. Estruture as trilhas de desenvolvimento
Por mais que a mentoria permita uma personalização do mentor conforme as necessidades do mentorado, é importante possuir uma trilha orientadora para o programa.
Ou seja, um planejamento dos temas que devem ser abordados, a quantidade e frequência dos encontros, as metas de desenvolvimento e os checkpoints para avaliação do progresso.
Essa conduta será importante tanto para os participantes como também para a empresa compreender se o investimento está proporcionando o retorno esperado.
5. Acompanhe os resultados
Já passou algum tempo do início da mentoria? Então, pare um momento para analisar os resultados alcançados até aquele momento.
Para isso, reúna os mentores e mentorados, colha feedbacks e compare os dados da sua empresa antes e após a implementação da estratégia.
Com base nesses resultados, identifique quais foram os pontos que contribuíram mais para o alcance dos objetivos e quais devem ser melhorados.
Lembre-se que esse programa exige um acompanhamento contínuo, seja com orientações, materiais, pontos de contato ou até mesmo treinamentos. Portanto, esteja sempre avaliando seus dados e ouvindo os participantes.
Otimizando sua mentoria com a tecnologia do Kubo
Outra coisa que não pode faltar em seu programa de mentoria corporativa é o Kubo!
Afinal, com nossa plataforma, sua empresa consegue:
- Mapear perfis;
- Acompanhar trilhas;
- Gerar insights com dados;
- Escalar o conhecimento.
Além disso, disponibilizamos relatórios e painéis de dados completos, permitindo o monitoramento desse desempenho e aprimoramento estratégico do programa.
Ou seja, com o Kubo, sua empresa tem acesso a uma tecnologia para a gestão da educação corporativa.
Dê o próximo passo na transformação dos seus resultados: solicite uma demonstração!