Os gaps de competências estão entre os principais fatores que limitam o crescimento e a performance das empresas – mas poucos gestores percebem ou tratam esse problema como prioridade.
Muitos até reconhecem que existem lacunas entre as habilidades que suas equipes deveriam ter e aquelas que, na prática, possuem. O problema é que, mesmo assim, deixam de corrigi-las.
O resultado? Queda de produtividade, baixa motivação dos times e dificuldade para desenvolver o negócio.
Se você chegou até aqui, é porque quer mudar esse cenário na sua empresa. Neste conteúdo vamos explicar o que são gaps de competências, como identificá-los e por que é urgente agir antes que essas falhas impactem seus resultados.
Boa leitura!
Gaps de competências: o que são e como surgem no time?
Gaps de competência representam a diferença entre as habilidades e conhecimentos que um profissional possui e aqueles que ele realmente precisa para desempenhar bem as suas funções e contribuir com os objetivos do negócio.
Na prática, significa que o colaborador pode não estar preparado para executar uma tarefa, lidar com um desafio ou alcançar uma meta específica – causando prejuízos à empresa.
Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, esse problema é bastante comum, visto que 87% das empresas afirmam não possuírem o talento que precisarão no futuro.
Em relação às causas para os gaps de competências, temos como as principais:
- Mudanças aceleradas no mercado ou no setor, exigindo uma atualização constante que não é realizada pelo profissional;
- Contratações desalinhadas com o perfil exigido pelo cargo e as funções que serão desempenhadas;
- Falta de treinamentos ou desenvolvimento contínuo, seja como cursos, qualificações ou mentorias;
- Desalinhamento entre as expectativas da empresa e da equipe, por exemplo, metas ou mudanças de estratégia que não são bem comunicadas.
Portanto, para entender o que são gaps de competências, é preciso comparar as competências atuais dos colaboradores com as habilidades que a empresa precisa.
Felizmente, a tecnologia permite que essa análise seja feita de forma muito mais rápida e precisa do que em processos manuais, especialmente ao lidar com equipes em crescimento.
O impacto real dos gaps na produtividade e nos resultados
Os gaps de competências afetam tanto o desenvolvimento profissional do colaborador – que não consegue avançar em sua carreira – quanto os resultados da equipe e da própria empresa.
Afinal, a lacuna de habilidades ocasiona problemas como:
- Baixa produtividade: colaboradores que não dominam as competências necessárias levam mais tempo para executar as suas tarefas e têm mais chances de cometer erros;
- Perda de qualidade: o nível da entrega diminui, afetando diretamente a satisfação do cliente e a reputação da empresa;
- Retrabalho e desperdício de recursos: tarefas mal executadas ou incompletas precisam ser refeitas, consumindo tempo e dinheiro;
- Dificuldade para inovar: equipes sem as competências certas têm mais dificuldade para propor soluções criativas ou se adaptar a mudanças.
Por outro lado, ao investir na correção dos gaps de competências, sua empresa garante equipes mais preparadas para realizar as suas funções e mais alinhadas às melhores práticas do mercado.
Como resultado, a produtividade, engajamento, eficiência e qualidade dos produtos entregues aumentam, permitindo que o negócio alcance melhores resultados e consiga resistir aos desafios da rotina empresarial.
Sinais para identificar os gaps de competências na sua equipe
Para identificar os gaps de competências entre os seus colaboradores, você deve comparar as habilidades que eles possuem com aquelas que seriam necessárias para o negócio alcançar melhores resultados.
No entanto, existem outras etapas que devem ser realizadas antes de iniciar esse quadro comparativo. Veja abaixo:
1. Mapeie as competências de cada cargo
O primeiro passo para identificar as lacunas existentes em sua equipe é justamente entender quais seriam as competências ideais dos cargos existentes em sua organização.
Um dos maiores exemplos de gaps de competências atualmente é a falta de conhecimento em relação a uma nova ferramenta.
Nesse caso, seria necessário avaliar quais soluções o profissional em uma determinada função deveria saber manusear – assim como as demais habilidades que deveria possuir para alcançar melhores resultados.
2. Determine os objetivos da empresa
Além de comparar os perfis dos seus colaboradores com esse perfil ideal traçado no passo anterior, também é importante que eles estejam alinhados aos objetivos da empresa.
Ou seja, que realmente contribuam para o alcance das suas metas e, consequentemente, para o crescimento do negócio.
Portanto, você deve traçar esses objetivos com clareza, determinando metas de avaliação e prazos para o alcance de cada um.
3. Colete informações sobre os colaboradores
Para conseguir identificar os gaps de competências, você precisa saber quais são as habilidades que seus colaboradores possuem e os resultados que estão sendo alcançados por eles.
Nesse caso, será necessário aplicar ferramentas como:
- Avaliações de desempenho;
- Testes de competências;
- Autoavaliações;
- Entrevistas com líderes.
4. Compare os perfis
Com todas as informações coletadas, está na hora de comparar o perfil real dos seus colaboradores com o perfil ideal traçado.
A partir desse comparativo, será possível identificar com clareza quais são as lacunas existentes em sua empresa e determinar quais mudanças devem ser feitas para o alcance de melhores resultados.
Além disso, é importante destacar que essa análise deve ser periódica, tendo em vista as mudanças rápidas que estão acontecendo no mercado – que, como vimos, é uma das principais causas dos gaps de competências.
Como mapear e resolver as falhas de competências?
O mapa de competências oferece detalhes sobre as habilidades que cada colaborador já possui e quais devem ser desenvolvidas para alcançar o perfil ideal para cada cargo.
Portanto, essa ferramenta é indispensável na identificação e correção dos gaps de competências.
Para executá-la em sua empresa, siga esses passos:
- Determine os objetivos do mapeamento: entenda o que sua empresa deseja alcançar com a identificação das lacunas de habilidades existentes em sua equipe;
- Identifique as competências indispensáveis: considere tanto as habilidades básicas como as complementares, determinando o perfil ideal para cada função;
- Descreva as competências detalhadamente: apresente detalhes sobre as habilidades necessárias para cada função e como essas características impactam na execução das suas atividades;
- Mapeie as competências existentes: com base no passo ensinado anteriormente, colete dados e entenda quais são as habilidades que os seus colaboradores já possuem;
- Identifique os gaps de competências: compare ambos os perfis e, por fim, encontre quais são as lacunas existentes;
- Crie planos de ação: determine quais soluções devem ser aplicadas para preencher as lacunas existentes e garantir que sua empresa alcance melhores resultados.
Sabe como deixar esse processo mais rápido e estratégico? Com o Kubo Skills!
Essa é uma funcionalidade de apoio à tomada de decisões, que possibilita autoavaliações inteligentes.
Ou seja, com a plataforma os próprios colaboradores conseguem registrar e acompanhar o desenvolvimento das suas competências.
Além disso, os dados podem ser atualizados com frequência, especialmente após treinamentos ou mentorias, garantindo que o gestor tenha sempre informações em tempo real.
Com o Kubo Skills, será ainda mais fácil identificar e solucionar os gaps de competências, pois você terá o colaborador como seu aliado nesse processo!
Quer entender como funciona essa solução? Agende uma demonstração!