O mapeamento de competências gera resultados consistentes que repercutem positivamente na carreira do colaborador e nos resultados da empresa. Por isso, é um requisito essencial para uma gestão de alta performance no RH e competitividade do negócio. Fique por dentro deste assunto e compartilhe com seu time!
O que é um mapeamento de competências?
Um mapa de competências consiste em um levantamento detalhado quanto às competências já apresentadas por cada colaborador e quais precisam ser desenvolvidas ao longo do tempo. A organização dessas informações é fundamental para uma jornada produtiva de aprendizado que atende às necessidades dos colaboradores e também da empresa.
É interessante lembrar que as competências abrangem conhecimentos, habilidades e atitudes imprescindíveis para exercer funções correspondentes a determinado cargo.
Por que elaborar um mapa de competências é tão importante?
Mapear as competências organizacionais essenciais para cada cargo é fundamental, mas não basta olhar apenas para o presente. Em um mundo em constante mudança, as empresas precisam se antecipar às transformações e desenvolver as habilidades certas para o futuro. Um mapeamento estratégico permite direcionar investimentos para as competências que realmente impulsionam resultados, garantindo que a organização esteja preparada para os desafios de curto, médio e longo prazo. Vamos explorar em mais detalhes porque essa prática é essencial.
Direção estratégica do processo de desenvolvimento humano
Todo caminho de desenvolvimento humano definido pela empresa deve ser estratégico e bem-ordenado. Estes são os pilares que sustentam o crescimento consistente e fazem a empresa chegar aos resultados almejados.
Visão detalhada das competências existentes
Vários profissionais ficam por anos em uma empresa e muitas vezes as lideranças não sabem de competências já existentes que poderiam aumentar significativamente a entrega de resultados para o negócio. A ampla visão dessas competências permite que elas sejam direcionadas de forma mais eficiente e constantemente aprimoradas.
Consideração das demandas atuais e futuras da empresa
É fundamental que as lideranças tenham uma visão direcionada ao futuro. Isso significa que, além de atender às demandas atuais, é necessário elencar quais competências devem fazer parte do desenvolvimento dos colaboradores e estabelecer um cronograma para a aquisição destes novos aprendizados.
Parâmetros e indicadores claros quanto ao desempenho
Um mapa de competências bem elaborado possibilita avaliações mais assertivas e consistentes com base em parâmetros e indicadores bem definidos quanto ao desempenho esperado, lembrando de considerar dados qualitativos e quantitativos.
Benefícios do mapeamento de competências na gestão de pessoas
A alta performance na gestão de pessoas depende de um mapeamento de competências bem estruturado. Com ele, é possível tomar decisões mais estratégicas, direcionar investimentos com precisão e impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores. O resultado? Uma gestão mais ágil, eficiente e alinhada aos objetivos do negócio.
Produtividade sustentável
Uma cultura empresarial que valoriza o conhecimento estabelece bases sólidas para a produtividade. As ações de desenvolvimento humano também contribuem para um clima organizacional saudável que favorece o desempenho sustentável dos times.
Melhores condições para atrair e reter talentos
A marca empregadora ganha força com a valorização do desenvolvimento. Hoje em dia, mais do que salários e benefícios atrativos, os profissionais buscam por organizações nas quais há espaço para crescimento na carreira.
Alinhamento das competências dos colaboradores às estratégias da empresa
Este alinhamento traz grandes resultados em curto espaço de tempo e sem a necessidade de custos excessivos. Mapear as competências dos colaboradores e aplicá-las a favor das metas e objetivos organizacionais enriquece o capital humano e aumenta naturalmente a motivação dos colaboradores.
Ambiente propício ao aprendizado e inovação
Uma cultura de aprendizado contínuo cria condições favoráveis à expressão da criatividade e desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuem para uma rápida adaptação às mudanças globais.
Aumento da competitividade no mercado
Todos os fatores que comentamos são cruciais para ocupar posições estratégicas no mercado e estar à frente dos concorrentes. Não há dúvida de que a qualidade do capital humano será um dos diferenciais mais importantes para as organizações nas próximas décadas.
Como fazer um mapeamento de competências eficiente?
As etapas do mapeamento de competências são simples. Elas estabelecem o caminho que pode ser adotado pelas lideranças que almejam aplicar políticas consistentes de desenvolvimento humano. Vejamos quais são as etapas.
Defina os Objetivos do Mapeamento
Um equívoco frequente das lideranças de RH é considerar isoladamente a aquisição de determinadas competências por parte dos colaboradores sem alinhá-las às necessidades concretas da empresa. Por isso, é de suma importância definir objetivos claros quanto à jornada de desenvolvimento proposta a cada profissional.
Identifique as Competências Essenciais
Na elaboração do mapa é preciso considerar as competências básicas e também complementares. Além disso, ao montar o cronograma de treinamentos, é interessante priorizar os aprendizados essenciais e imediatos que precisam ser desenvolvidos.
Descreva as Competências Detalhadamente
Isso oferece um norte para as lideranças de RH e para o colaborador. A descrição detalhada contribui para a qualidade e direcionamento do aprendizado que precisa ser adquirido ou aprimorado.
Mapeie as Competências Existentes
Este é o ponto de partida para otimizar tempo e propor uma jornada de aprendizado já considerando as competências apresentadas, sejam elas relacionadas a conhecimentos, habilidades ou atitudes.
Identifique Gaps e Crie Planos de Ação
As chamadas lacunas de competências podem ser rapidamente solucionadas a partir de planos de ação aplicados para aumentar a velocidade na aquisição de conhecimentos. Isso gera um ganho excelente no curto prazo e motiva o colaborador a se manter comprometido com o processo de desenvolvimento.
Kubo: inovação que conduz sua empresa a novos horizontes de crescimento
Combinando múltiplos recursos direcionados à gestão de RH com base em estratégias precisas e orientadas por dados, a plataforma Kubo possibilita a estruturação de um programa robusto de gestão de competências.
Esta solução facilita a priorização de ações educacionais alinhadas aos objetivos da organização e possibilita o mapeamento de gaps de conhecimento nos times, gerando eficiência operacional.
Kubo Skills: A funcionalidade necessária para o desenvolvimento de competências
O Kubo Skills apoia a tomada de decisões estratégicas para direcionar ações efetivas e realizar análises consistentes sem desperdício de tempo e recursos financeiros.
A estrutura possibilita autoavaliações inteligentes nas quais cada colaborador pode registrar e acompanhar o desenvolvimento das suas competências e conhecimentos, visualizando áreas de melhoria em um painel personalizado.
Outro ponto de destaque é a atualização contínua. A plataforma permite que sejam realizadas autoavaliações atualizadas antes e após treinamentos, trilhas e ações gamificadas, o que garante o uso de dados sempre atuais.
A qualidade da experiência de aprendizado oferecida aos colaboradores proporciona resultados efetivos para o programa de desenvolvimento humano e contribui de forma expressiva para uma gestão de alta performance no RH.
Vamos fazer uma experiência prática? Te convidamos para testar a plataforma Kubo gratuitamente. De forma simples você verá porque esta solução está revolucionando a gestão de pessoas nas empresas.