O People Analytics no RH é uma solução capaz de otimizar a tomada de decisões, reduzir erros e ainda aumentar o engajamento dos funcionários.
Baseada em dados, a metodologia pode ser usada em diferentes atividades do setor, incluindo o Treinamento e Desenvolvimento de pessoas.
Neste artigo você vai entender melhor o que é o People Analytics, quais são seus principais benefícios para o RH e como aplicá-lo de forma prática para potencializar o aprendizado nas organizações. Boa leitura!
O que é People Analytics e por que ele importa para o RH
People Analytics é uma metodologia de análise de pessoas a partir da compreensão dos dados relacionados aos funcionários, ou seja, o capital humano da empresa.
Portanto, a aplicação desse método exige a coleta, análise e interpretação das informações, garantindo ao negócio insights valiosos acerca da gestão de pessoas.
Por exemplo, analisando a taxa de rotatividade de funcionários, é possível identificar os setores em que há maior índice de turnover, identificar a causa para esse problema e focar na busca da solução mais eficiente.
É importante destacar que o People Analytics é uma ferramenta indispensável para o RH, por permitir que o setor:
- Melhore a tomada de decisões, baseando essas escolhas em dados precisos e atualizados;
- Identifique padrões e tendências relacionadas ao comportamento dos funcionários;
- Contrate profissionais mais alinhados com o perfil da empresa, atendendo aos objetivos e necessidades do negócio com maior eficiência;
- Identifique falhas nos processos relacionados à gestão de pessoas, aumentando a eficácia operacional dos processos internos do setor.
Como usar dados para direcionar treinamentos e aumentar o engajamento
O People Analytics pode ser usado pelo setor de RH para otimizar diferentes atividades, desde o recrutamento e seleção de novos funcionários até a gestão de desempenho das equipes.
No entanto, essa análise de dados vem ganhando destaque em duas áreas: treinamentos e engajamento dos funcionários.
Vamos entender como usar a metodologia em cada uma!
Direcionamento de treinamentos
Os treinamentos corporativos são indispensáveis na manutenção da qualidade dos serviços prestados por uma empresa, por garantirem colaboradores qualificados e atualizados com as novidades do mercado.
No entanto, esse investimento indispensável deve ser planejado de forma estratégica, com base em dados precisos sobre as reais necessidades do negócio e os programas mais adequados a serem implementados.
Aqui entra o People Analytics!
Afinal, com essa metodologia sua empresa consegue identificar quais são as competências que precisam ser melhoradas em relação aos funcionários de um determinado setor.
Com base também nos dados coletados, seu negócio seleciona os melhores programas de desenvolvimento capazes de atender a essas necessidades.
Outras formas de usar a metodologia para otimizar os treinamentos são:
- Avaliar a eficácia dos cursos e seu impacto no desempenho das equipes;
- Medir o retorno sobre investimento em treinamentos.
Aumento do engajamento da equipe
O engajamento dos colaboradores é um fator importante para as empresas que desejam otimizar os seus resultados.
Afinal, quanto mais engajados estiverem os funcionários em suas atividades e nas metas da organização, melhor será a produtividade, desempenho e entrega deles.
Uma pesquisa da Universidade de Oxford revelou que profissionais felizes são 13% mais produtivos do que os demais colegas.
Nesse caso, o People Analytics permite que os gestores identifiquem quais os fatores que influenciam esse engajamento e solucionem aqueles que estiverem causando impactos negativos.
Para essa análise, será necessário considerar dados como: taxas de turnover, indicadores de satisfação e feedback de pesquisas de clima organizacional.
Além disso, o aumento do engajamento contribui diretamente para a redução da taxa de turnover da empresa – e dos custos associados, como as verbas rescisórias e novos processos de seleção.
Indicadores de sucesso e ROI em educação corporativa
Por ser uma metodologia orientada por dados, o primeiro passo para aplicar o People Analytics é definir indicadores que revelem o desempenho das ações de RH. Esses indicadores permitem avaliar a efetividade da gestão de pessoas, identificar pontos de melhoria e embasar decisões mais estratégicas.
Entre os principais indicadores gerais que vale a pena acompanhar, estão:
- Produtividade por colaborador;
- Índice de engajamento;
- Satisfação no trabalho;
- Clima organizacional;
- Custo por contratação;
- Taxa de rotatividade;
- Motivos de desligamento;
- Absenteísmo e presenteísmo;
- Horas de treinamento por colaborador.
Quando o foco é a educação corporativa, no entanto, é importante olhar com mais atenção para dados específicos que revelem a eficácia dos treinamentos. Alguns exemplos:
- A percepção dos participantes sobre a assertividade do conteúdo em relação ao objetivo do treinamento;
- A avaliação da aplicabilidade do que foi aprendido no dia a dia de trabalho;
- A correlação entre o conhecimento adquirido e os resultados individuais ou da equipe após o treinamento;
- A percepção dos líderes sobre a prática do conhecimento por parte dos colaboradores após um período de aplicação.
Essas informações ajudam a compor um indicador essencial: o Retorno sobre Investimento (ROI) em educação corporativa. Com ele, é possível demonstrar o impacto real das ações de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e reforçar o valor estratégico de investir na capacitação contínua das pessoas.
A importância dessa análise é tão relevante que o Kubo promoveu um evento online sobre o tema.
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