Mais do que uma prioridade para as empresas, a educação corporativa também se transformou em uma exigência dos profissionais.
Seus colaboradores querem que sua organização invista na qualificação deles – garantindo que eles entreguem melhores resultados.
No entanto, existem também outras expectativas que precisam ser consideradas para haver engajamento e adesão às iniciativas de aprendizagem. Venha conosco nesse conteúdo para saber mais!
O que mudou nas expectativas dos profissionais?
Para 59% dos profissionais, ter acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional é a principal expectativa em relação às empresas.
Esse dado foi apresentado por um levantamento realizado pelo LinkedIn, demonstrando que a educação corporativa está se tornando cada vez mais um investimento fundamental.
Outra pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC) ainda revelou que 51% dos trabalhadores buscam diariamente informações sobre novidades em suas áreas de atuação.
Ou seja, os profissionais desejam aprender mais e, consequentemente, melhorar as suas atuações. Só falta a sua empresa investir em educação corporativa!
Além disso, para estar adaptado às novas necessidades desse público, essas iniciativas devem possuir as seguintes características:
- Serem flexíveis, permitindo que profissionais assistam às aulas a qualquer momento e onde estiverem, com formatos que se encaixam na rotina;
- Oferecer reconhecimento, com a empresa construindo formas de valorização alinhadas ao plano de desenvolvimento e ao perfil de cada profissional, criando oportunidades que atendam às suas ambições de carreira.
- Ter aplicabilidade prática e direcionada, garantindo que a capacitação parta de um plano de desenvolvimento alinhado às necessidades de cada colaborador. Em vez de treinamentos genéricos, o ideal é que a educação corporativa seja guiada por dados para identificar e preencher lacunas de conhecimento, tornando o aprendizado relevante para a rotina e os objetivos de carreira do profissional.
Os novos pilares da educação corporativa
Primeiro, vamos entender o que é educação corporativa: é o conjunto de ações, estratégias e programas desenvolvidos pelas empresas para promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.
Ou seja, esse conceito não se resume somente aos treinamentos, estando relacionado a uma prática contínua e alinhada aos objetivos do negócio.
Além disso, a educação corporativa visa a desenvolver competências técnicas, comportamentais e estratégicas, preparando os profissionais para os desafios atuais e futuros da organização.
Para direcionar essa estratégia, é possível se basear nos sete princípios da educação corporativa, consolidados pela acadêmica Marisa Eboli, uma das maiores referências no tema no Brasil. Conforme apresentado em sua obra “Educação Corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos“
- Competitividade: deve estar alinhada aos objetivos da empresa, garantindo que os colaboradores desenvolvam as competências necessárias para manter a organização competitiva no mercado;
- Perpetuidade: o aprendizado deve ser contínuo, acompanhando as mudanças do mercado e as necessidades da empresa;
- Conectividade: todas as iniciativas devem estar integradas à cultura da empresa;
- Disponibilidade: o acesso à educação deve ser democrático, alcançando todos os colaboradores;
- Cidadania: a educação corporativa também deve estimular entre os colaboradores práticas éticas, responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade, mesmo fora da empresa;
- Parceria: deve existir uma relação de parceria entre empresa e colaboradores, considerando tanto os objetivos organizacionais quanto às necessidades individuais de crescimento e evolução profissional;
- Sustentabilidade: os programas devem usar recursos de forma eficiente e responsável, contribuindo para a continuidade dos negócios, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social.
Com as mudanças enfrentadas pelo mercado atual, a educação corporativa também precisa observar os pilares aos quais ela está baseada.
Já dissemos os três principais da atualidade: flexibilidade, reconhecimento e aplicabilidade prática.
No entanto, é importante também destacar a tecnologia e a inovação, voltadas a garantir que os colaboradores sejam capacitados para usar ferramentas digitais avançadas.
Afinal, soluções como inteligência artificial, realidade aumentada e plataformas interativas serão cada vez mais comuns e o seu time deve estar preparado para lidar com elas.
Como adaptar os programas de aprendizagem?
O primeiro passo para implementar a educação corporativa em sua empresa é entender o que você deseja alcançar com sua implementação.
Seu objetivo é desenvolver um setor específico? Ou permitir que seus funcionários aprendam uma nova habilidade? Esse ponto de partida deve ser bem definido antes de passarmos para os próximos passos.
Além disso, esteja atento às exigências atuais dos profissionais e do próprio mercado, garantindo que o investimento seja moderno e agregue competitividade ao negócio.
Com esses pontos iniciais bem alinhados, siga para os próximos passos:
1. Incorpore a flexibilidade
A educação corporativa deve integrar a rotina dos seus colaboradores e a melhor forma de alcançar esse objetivo é por meio da flexibilização do ensino.
Isso significa oferecer um leque de formatos que se adaptem a diferentes perfis e necessidades. Combine conteúdos gravados, que dão autonomia para o colaborador estudar em seu próprio ritmo, com treinamentos ao vivo, que são valiosos para a troca de ideias e o esclarecimento de dúvidas com especialistas.
Além disso, disponibilize essas aulas em plataformas que possam ser acessadas pelos profissionais a qualquer momento, de onde estiverem.
2. Personalize a experiência
Use dados, pesquisas internas e ferramentas de análise para mapear as necessidades da sua equipe e criar trilhas de aprendizagem customizadas.
Como resultado, você consegue equilibrar tanto os objetivos profissionais dos colaboradores como também as prioridades do seu negócio.
3. Foque na aplicabilidade prática
Desenvolva treinamentos corporativos que vão além da teoria, com atividades hands-on, simulações, estudos de caso e projetos reais.
Esses métodos são importantes para os trabalhadores entenderem como o conteúdo pode ser aplicado em sua rotina de trabalho.
Invista também em momentos de troca em grupo, nos quais o time vai discutir os conteúdos aprendidos nos últimos dias e analisar como esses temas podem ser usados para solucionar problemas atuais da empresa.
Com essa estratégia, você ainda aumenta o engajamento e participação dos profissionais em suas iniciativas de educação corporativa.
4. Promova uma cultura contínua de aprendizado
Para garantir que a educação corporativa não se transforme em uma ação pontual, você deve investir na mudança da cultura organizacional do seu negócio.
Transforme alguns valores internos da sua organização, incentivando o aprendizado constante dos seus colaboradores.
Esse objetivo pode ser alcançado por meio de comunicação interna, promoção de eventos internos ou até mesmo facilitação de acesso a programas externos.
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