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Aprendizagem organizacional: o que é e quais os benefícios para sua empresa

Aprendizagem organizacional é quando o conhecimento não é gerado apenas formalmente, mas também a partir de experiências pessoais, livros, cursos, mentorias ou na troca de experiências do dia a dia 

Além das maneiras tradicionais de ensino e aprendizagem, existe uma outra abordagem: a aprendizagem organizacional, uma maneira eficaz onde as informações são assimiladas também do modo informal. Essa forma de aprender é conhecida como 70/20/10: 70% a partir de experiências do cotidiano; 20% baseado em observação e nas trocas entre os membros do time; e apenas os 10% derivam do conhecimento a partir de métodos formais, como livros, cursos e workshops. 

Nessa linha de raciocínio, a aprendizagem organizacional consiste no conhecimento adquirido para o desenvolvimento do time, considerando tanto as questões formais quanto informais. Não é segredo que um bom profissional depende de conhecimentos e capacidade técnica, mas também por seu conjunto de experiências, de observações e da maneira como se relaciona. 

Pode-se afirmar que uma equipe produtiva e eficiente nem sempre será formada apenas pelos profissionais mais capacitados do ponto de vista formal, mas pela soma de experiências, que refletem em uma cultura de aprendizagem organizacional e em mais engajamento. O saber depende de vivências e de outros elementos, construídos com o tempo e não apenas com capacitação técnica. 

É importante que essa troca de conhecimento se torne uma espécie de cultura corporativa, especialmente em prol dos novos integrantes do time. Por mais eficientes que sejam os cursos de integração, é a prática do cotidiano que vai contribuir para a experiência dos profissionais. Nesse contexto, o apoio, a observação, a vivência e o dia a dia auxiliam na formação e na capacitação de cada pessoa. 

Quais as formas de aprendizagem organizacional 

Cada profissional é único, com suas características e preferências e com isso maneiras diferentes de absorver o conhecimento, como aqueles que gostam de observar e os que preferem colocar a mão na massa, os visuais e os que aprendem apenas ouvindo ou escrevendo. Portanto, é fundamental compreender as peculiaridades de cada pessoa e respeitar esse perfil, o que costuma contribuir para a melhora da aprendizagem organizacional. 

Apesar desses detalhes, há maneiras de se trabalhar: 

Experiências profissionais – O próprio ambiente de trabalho e a troca do cotidiano com as outras pessoas (tanto os superiores hierarquicamente quanto os pares) leva a experiências e ao aprendizado. Além disso, não se deve esquecer da bagagem pessoal de cada um: formações, experiências pessoais, viagens, livros, filmes e etc. 

Cultura empresarial/Sistêmica – As companhias têm formas de atuar e sua própria maneira de produzir e engajar pessoas. Além da capacitação formal inicial, a relação com os líderes contribui nesse aspecto. Em muitos casos, a observação auxilia a determinar a maneira como o grupo costuma trabalhar. 

Líderes/Exemplo – Dentro da cultura empresarial, há a maneira de atuação dos líderes: existem os mais ou menos acessíveis. Em geral, quanto mais abertos, maiores serão as condições para a aprendizagem organizacional. O exemplo ainda é um dos melhores caminhos. 

Ativa/Prática – É literalmente colocar a mão na massa e vencer os obstáculos que vão aparecer ao longo deste processo, fortalecendo os conhecimentos assimilados. 

Compartilhamento – Um evento ou um curso que uma pessoa do time tenha feito e compartilhe com o seu time pode criar uma cultura de compartilhamento de informações, conhecimentos e ideias. Essas boas práticas devem ser adotadas pela empresa como forma de compartilhar boas práticas.

Benchmarking – É preciso observar o mercado e o que os concorrentes fazem. Os bons costumes servem de referência e contribuem para a criação de conhecimentos e desenvolvimento da aprendizagem organizacional. 

Quais os benefícios da aprendizagem organizacional 

Confira, abaixo, algumas vantagens de ter sucesso em uma abordagem de aprendizagem organizacional: 

Mais produtividade – Equipes mais integradas e trabalhando em parceria costumam ser mais eficientes para a realização das tarefas pertinentes e obter vantagens competitivas. 

Escolhas mais assertivas – A troca de conhecimento entre os colaboradores permite a tomada de decisão mais otimizada. 

Facilidade para encontrar soluções – Como há familiaridade com os processos e as pessoas, ganha-se agilidade e capacidade para driblar as adversidades. 

Melhora da comunicação – As relações são mais frequentes e costumam ser mais eficientes entre as pessoas e também com os clientes. 

Foco no cliente – As pessoas tendem a compreender as necessidades do cliente e encontrar soluções adequadas para a empresa e para o time. 

Potencial aumento de vendas – Equipes mais satisfeitas e clientes contentes com o resultado levam ao aumento da performance e do desempenho corporativo. 

Como aplicar no dia a dia do negócio? 

Um dos caminhos fundamentais é a criação de uma cultura organizacional que não propicie a retenção do conhecimento. É preciso que as pessoas troquem suas experiências, o que costuma contribuir para a solução de problemas e para a inovação. 

Dinâmicas – Uma das premissas da aprendizagem organizacional é que o conhecimento não se constrói apenas de maneira formal. Por isso, quanto mais prática, lúdica e menos envolvida em protocolos, maior a tendência de que o conhecimento seja introduzido de forma mais eficiente, inclusive de maneira prática, o que é esperado por muitas pessoas. 

EAD – Embora possa se enquadrar em um processo formal, o Ensino a Distância trouxe flexibilidade e acessibilidade, sobretudo com as novas plataformas de treinamento. Isso permite que cada pessoa estabeleça o seu próprio ritmo, além da oportunidade de trabalhar outros conteúdos que possam agregar na construção do profissional ou no dia a dia da corporação. 

Gamificação – Trata-se de um caminho em voga pelas facilidades tecnológicas, especialmente por ser um aspecto lúdico e imersivo. De maneira geral, oferece resultados eficientes, facilitando a fixação de conhecimentos. 

Incentivo ao desenvolvimento pessoal – Auxílio com leituras, sugestões de podcasts e filmes, possibilidade de troca de experiências com pessoas que compartilham um mesmo interesse. A empresa pode auxiliar desde financeiramente até mesmo na abertura de oportunidades para o seu time. 

É importante lembrar que esse é apenas um método e que ele pode ser adaptado de acordo com a realidade da empresa, do colaborador e das necessidades, de maneira a contribuir com seu crescimento profissional.

Como está o processo de aprendizagem organizacional da sua empresa? 

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