Onboarding de colaboradores é um poderoso aliado para elevar a produtividade e fortalecer a marca empregadora. Ele repercute na atração de talentos e na percepção de valor de uma forma geral, já que políticas consistentes de RH elevam a credibilidade. Vamos entender a importância do onboarding e como utilizar esse recurso a favor de grandes resultados.
O que é onboarding de funcionários?
Consiste no processo de adaptação de novos colaboradores com relação ao contexto da empresa. O objetivo é familiarizar a pessoa recentemente contratada com a cultura e valores da organização de maneira sólida.
Os 4 C’s do onboarding
Juntos, eles integram os principais aspectos que devem ser conhecidos pelos novos colaboradores quanto ao contexto da empresa. A compreensão de cada um desses pilares é fundamental para gerar uma conexão legítima com a cultura da organização.
- Conformidade (Compliance). Diz respeito às políticas, regulamentos e procedimentos.
- Clarificação. Refere-se às funções exercidas, responsabilidades e metas definidas.
- Cultura. Abrange as características essenciais da cultura e valores organizacionais, o que também inclui a visão e missão do negócio.
- Conexão. Bastante ligada aos relacionamentos interpessoais na empresa, o que envolve conhecer o time e também ter contato com outros setores.
Diferença entre integração e onboarding
Para explicar essa diferença em apenas uma palavra, seria: pertencimento. Quando o senso de pertencimento que uma pessoa sente com relação a uma empresa é fortalecido logo nos primeiros dias e semanas que ela começa a trabalhar, isso repercute de forma expressiva na qualidade de entrega de resultados.
A integração é um processo mais rápido e de certa forma apenas um protocolo que consiste em transmitir informações básicas para que o colaborador comece a trabalhar. O onboarding vai muito além. Não se trata apenas de mostrar onde fica a mesa de trabalho, apresentar o chefe imediato, dizer onde fica a cozinha ou refeitório da empresa e informar as datas de salários e disponibilização de benefícios.
O onboarding visa uma conexão mais profunda para fortalecer a adaptação com a cultura da organização e propiciar condições favoráveis ao engajamento e constante desenvolvimento profissional. Este processo começa antes mesmo da assinatura dos documentos de admissão.
Quais são as fases de um processo de onboarding de colaboradores?
Para estruturar ou aprimorar o onboarding de funcionários é fundamental ter um processo bem definido considerando cada uma destas fases:
Pré-boarding
Consiste no momento em que a empresa opta por contratar determinado candidato e este concorda com as condições informadas no processo seletivo. A partir deste momento é possível trabalhar o engajamento do novo colaborador por meio de uma experiência fluida já no início da relação de trabalho.
Admissão
É aquele período que abrange o envio dos documentos solicitados para a admissão conforme regras trabalhistas e políticas internas da empresa.
Day One
O primeiro dia de trabalho deve ser marcado por um acolhimento ainda maior por parte das lideranças, colegas de trabalho e conhecimento quanto ao ambiente organizacional.
Onboarding institucional
Trata-se da transmissão de informações institucionais e de parâmetros claros quanto às políticas adotadas pela empresa, protocolos internos e demais pontos relevantes.
Onboarding técnico
Envolve treinamentos e processos mais específicos de adaptação considerando a função e atribuições que serão exercidas pelo colaborador. Nesta etapa, destacamos a importância de estruturar uma trilha de desenvolvimento personalizada por área, considerando as habilidades/competências que o colaborador já possui e quais habilidades/competências precisam ser desenvolvidas.
Acompanhamento
Consiste em elaborar e aplicar check-ins regulares com o objetivo de alinhar processos e esclarecer dúvidas. O acompanhamento também abrange avaliações com base em dados quantitativos e qualitativos quanto ao desempenho do colaborador.
Exemplo de onboarding
Na imagem abaixo, é possível observar um fluxo detalhado que vai desde a aceitação da proposta até a integração completa do colaborador. Esse modelo inclui etapas como cadastro de documentos, assinatura eletrônica de contratos, envio de kit onboarding, trilhas de desenvolvimento e notificações automatizadas, proporcionando uma experiência organizada e eficiente para todos os envolvidos.
O que não pode faltar em um onboarding?
Para garantir o sucesso de um processo de onboarding, é essencial combinar três elementos fundamentais: empatia das lideranças, processos bem estruturados e o uso estratégico de ferramentas tecnológicas. A empatia ajuda a criar um ambiente acolhedor, os processos alinhados proporcionam uma experiência organizada e consistente, enquanto as tecnologias otimizam e enriquecem cada etapa do onboarding, como mostrado no exemplo anterior.
Por que o onboarding de colaboradores é um diferencial competitivo tão importante?
Estas são as principais razões:
Conexão com a missão, visão e valores da organização
Este é o ponto de partida para um engajamento consistente ao longo do tempo e compromisso com propósitos alinhados à cultura organizacional.
Alto engajamento dos times e produtividade sustentável
O onboarding de colaboradores é uma estratégia essencial para dar continuidade à motivação dos primeiros meses de trabalho e manter a produtividade no decorrer do tempo.
Valorização e retenção de talentos
Todas as pessoas gostam de sentir que são acolhidas e de receberem atenção em um novo período da vida, que é o início de um emprego em um ambiente novo. Essa demonstração de empatia e organização quanto aos detalhes conta muito como estratégia de retenção de talentos e credibilidade da marca empregadora.
Incentivo ao desenvolvimento e aprendizado contínuos
O fluxo de conhecimento é fundamental para a criatividade, inovação e produtividade nas empresas. A valorização do aprendizado possibilita reais transformações e resultados visíveis.
O papel da IA no futuro do onboarding para o RH
Os recursos de IA têm proporcionado uma revolução nos processos de onboarding digital dos colaboradores e expressivos resultados para a gestão de RH. Vamos ver os principais fatores que contribuem para elevar em até 70% o engajamento dos novos colaboradores:
Onboarding personalizado de maneira individual
A personalização conforme necessidades do RH em termos de processos, área em que o colaborador irá atuar e perfil do cargo são essenciais para fortalecer a percepção de acolhimento e adaptação ao contexto da empresa.
Os recursos de IA ampliam o poder de coleta, análise e interpretação de conjuntos extensos de dados, trazendo insights precisos das necessidades e potencial de cada indivíduo.
Trabalhar de maneira mais inteligente otimizando fluxos de trabalho
Em todas as empresas, independentemente do porte ou ramo de atividade, as rotinas de RH envolvem um grande volume de tarefas. Isso também se aplica ao onboarding de colaboradores. Com softwares modernos combinados com recursos de IA é possível otimizar os fluxos de trabalho e economizar tempo.
Isso significa mais tempo direcionado à criação de uma experiência de integração memorável e personalizada para os novos contratados. Outro fator importante é a identificação proativa de necessidades de treinamento.
Uso mais eficiente de recursos
Um alto nível de eficiência no onboarding se torna viável ao contar com ferramentas de automação disponibilizadas pela IA e também por plataformas de treinamentos que facilitam o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Ou seja, é possível estruturar processos que escalam com qualidade sem escala de custos de backoffice.
Para entender ainda mais como a IA está transformando o onboarding no RH, confira o Webinar completo que preparamos para você:
Everboarding: indo além do onboarding tradicional
Ao buscar informações sobre o que é onboarding, também é interessante saber o conceito de everboarding. Este processo consiste em adotar uma estratégia contínua quanto às jornadas de aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores, buscando um alinhamento entre as necessidades do negócio e também de cada pessoa.
Kubo: estratégias disruptivas no onboarding de colaboradores
Considerada uma solução de liderança no mercado brasileiro, a plataforma Kubo é lembrada por disponibilizar uma estrutura moderna e disruptiva para o processo de onboarding e políticas de desenvolvimento humano nas empresas. Entre as vantagens desta plataforma, destacam-se:
Gestão simplificada de treinamentos
As lideranças de RH e demais áreas conseguem ter ferramentas assertivas para o planejamento, direcionamento e controle das jornadas de treinamento dos colaboradores.
Recomendação inteligente de conteúdo
O Kubo fornece uma série de sugestões estratégicas com base nas necessidades de aprendizado organizacional e individual, proporcionando uma rica experiência aos usuários.
Conhecimentos de alta qualidade direcionados às necessidades da empresa
A solução Kubo é focada nas necessidades reais das empresas quanto aos processos de desenvolvimento humano, valorizando a estruturação e aprimoramento de culturas inovadoras e competitivas.
Além das informações de onboarding de colaboradores, te convidamos para saber mais sobre esta plataforma que está transformando a gestão de treinamentos nas empresas. Conheça todas as funcionalidades do Kubo e experimente grátis!