O onboarding representa a construção de um alicerce no relacionamento entre empresa e colaborador rumo a uma relação de longo prazo que beneficie a ambos. Nesse post vamos falar mais sobre o que é o onboarding e a sua importância.
Na tradução direta do inglês, onboarding significa “embarcar”, o que representa o período de integração pelo qual passam os novos colaboradores contratados por uma empresa. Independentemente da experiência de um profissional, ele deve se familiarizar com os procedimentos, valores e a forma de atuar em um novo ambiente. Por isso, o onboarding é uma etapa relevante para o sucesso na admissão.
A contratação de um profissional é o início de uma nova parceria entre uma empresa e um colaborador. Para muitas pessoas, o novo ambiente significa uma oportunidade de retomar a carreira no mercado ou uma troca em busca de um novo desafio ou salários melhores, enquanto para a empresa há a expectativa de alcançar bons resultados ou solucionar diferentes problemas.
Diante dessa realidade, o onboarding é importante no sentido de garantir que os interesses tanto da empresa quanto do profissional sejam atendidos. A capacidade de lidar bem com esse momento se tornou ainda mais desafiadora no contexto da pandemia, visto que muitos colaboradores estão sendo contratados para atuar em home office de maneira definitiva ou em regime de trabalho híbrido.
O fato de o trabalho ser desenvolvido a distância não diminui a importância do onboarding – pelo contrário, torna ainda mais desafiador os cuidados neste início de relação, com o suporte do e-learning. Empresas familiarizadas com a educação corporativa tendem a ter sucesso nesta empreitada, desenvolvendo hard skills e soft skills.
O que é onboarding?
Em geral, o onboarding é uma prática coordenada pelo setor de Recursos Humanos, visto que lida diretamente com pessoas ingressando na organização. Embora o setor seja fundamental para esse planejamento, é importante que o onboarding contemple outros departamentos relacionados ao dia a dia do colaborador, como TI, Financeiro, Marketing, entre outros.
Sabe aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Ele não é realidade apenas para o cliente do seu produto ou serviço, pois serve muito bem para um novo colaborador. Os primeiros momentos na empresa serão fundamentais para a compreensão da missão da pessoa no negócio e, ao mesmo tempo, a motivação da tarefa que será desempenhada e para a sua permanência.
Um estudo do Aberdeen Group mostrou que 86% dos colaboradores decidem se permanecerão por longo tempo em uma corporação nos primeiros seis meses. Por esse motivo, é importante que sejam consideradas todas as etapas no planejamento, como orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento.
No caso de colaboradores em home office, o sucesso desta estratégia será fundamental para que o novo colaborador consiga se encaixar na realidade da empresa o mais rápido possível.
Qual a importância do onboarding?
O período de onboarding é o momento de adaptação e familiarização do colaborador ao novo ambiente de trabalho. Da mesma forma, as pessoas conseguem perceber o perfil do novo colega, suas competências e habilidades profissionais, assim como traços de sua personalidade.
Essa troca de conhecimento e de experiências será fundamental. Quanto mais informações de forma estruturada receber, mais rápido será para que assuma a nova função de forma proativa e com desenvoltura.
Em última análise, estamos falando sobre o tempo que uma empresa despende para que uma pessoa possa produzir para a atividade em que foi contratada. Quanto mais efetivo o onboarding (e a gestão do conhecimento), menos tempo desperdiçado e menores as chances de troca de emprego.
Veja 4 benefícios de uma boa estratégia de onboarding:
1 – Reter talentos
Como já mencionamos anteriormente, a primeira impressão é muito importante. O onboarding é como a construção de um alicerce em uma relação que, espera-se, seja de longo prazo. Existem, é claro, fatores intangíveis inerentes a cada pessoa em relação a valores, os propósitos da empresa e o ambiente de trabalho, mas, em geral, o onboarding bem-sucedido auxilia na retenção.
2 – Redução do turnover
Outro ponto importante da retenção é a redução do turnover. A contratação de um novo colaborador exige o tempo de adaptação e a própria saída de outro profissional gera custos para a empresa. Por isso, o acerto na contratação e do onboarding resultam em mais produtividade e menos custo para as companhias.
3 – Profissionais mais motivados e engajados
O onboarding – acompanhado de uma boa comunicação – garante que a equipe esteja seguindo o mesmo objetivo visado pela companhia. Com todos falando a mesma língua e alinhados às propostas, a busca por soluções assertivas se torna mais simples.
4 – Negócio em ascensão
Uma empresa capaz de reter os seus profissionais e fazer com que eles tenham a mesma visão estratégica dos donos terá mais chances de obter resultados mais efetivos. Dessa forma, há a possibilidade de crescimento do negócio, com cada pessoa e departamento cumprindo o seu papel com excelência.
Pode soar exagerado dar tanta importância ao onboarding de um novo colaborador, mas o fato é que o resultado de uma empresa é feito do esforço individual de cada pessoa em prol de um bem coletivo. Quanto mais integradas as pessoas estiverem, maiores as chances de sucesso. Não perca o próximo artigo, quando daremos mais dicas sobre como fazer esse processo em relação aos clientes.
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